Nos arredores de Bangkok

Muito próximo da fervilhante cidade de Bangkok, há cerca de 1 hora de carro, duas atrações são imperdíveis para conhecer um pouco mais da cultura e história desse país fascinante: Visitar algum dos mercados flutuantes da região e conhecer a antiga cidade de Ayutthaya. Nos dois locais é possível ir por conta própria, mas as inúmeras agências espalhadas por Bangkok oferecem transporte de van por preços bem atrativos.

MERCADO FLUTUANTE

IMG_8604Barco típico do mercado flutuante de Damnoem Saduak.

Um passeio que vale muito a pena é conhecer algum dos mercados flutuantes da região. Nós visitamos o de Damnoem Saduak, que fica um pouco afastado mas é o maior e o mais famoso da região, por isso atrai centenas de turistas todos os dias.

Eu sempre gostei de frequentar o mercado municipal da minha cidade (Curitiba) e de visitar mercados locais em minhas viagens pelo Brasil afora. Acho que é uma ótima forma de conhecer um pouco mais da cultura local e daqueles que já visitei, esse foi sem dúvidas o mais interessante de todos por ser tão diferente.

Imagine comerciantes vendendo uma infinidade de produtos, de frutas à artesanatos de dentro de seus barcos e você negociando tudo de um outro barco. Sem contar as comidas, feitas nos próprios barcos e consumidas ali mesmo, na beira do rio.

Experimentei uma banana empanada numa crosta de coco que era frita ali mesmo, dentro do barco de uma senhora. A iguaria exalava um aroma tão bom por todo o mercado que tive que provar e acabei repetindo. Uma delícia!

Os barcos são pequenos e conduzidos à remo por estreitos canais. Nas margens dos canais também há pavilhões com mais uma série de produtos. Tem até cobras e outros animais que atraem a atenção de turistas.

Na parte de artesanatos, decoração e vestuário tinha muita coisa linda e dava vontade de comprar tudo. Sou fascinada por lenços e ali tinha um mais bonito que o outro, de todas as cores e tecidos.

Como só estamos começando a viagem e não podemos carregar peso na mochila, tive que me contentar com um único lenço de seda. A seda tailandesa está entre as melhores do mundo e o preço aqui é bem barato.

AYUTTHAYA

IMG_8281.jpg  Wat Yai Chaya Mongkol, em Ayutthaya.

Ayutthaya é Patrimônio Mundial da Unesco desde 1991. Fica há cerca de duas horas de carro de Bangkok, a uns 70 km de distância, e também é possível ir de trem.

Para quem se interessa por história, a parada é obrigatória e é preciso pelo menos um dia para conhecer o lugar. Nós fizemos um bate e volta saindo de Bangkok e valeu muito a pena.

Ayutthaya foi a antiga capital do antigo Reino de Sião e as estátuas dos budas decapitados espalhadas nas ruínas dos seus diversos templos revelam um pouco do que aconteceu por lá no passado, quando a cidade foi invadida pelos exércitos da Birmânia e a capital teve que ser transferida para Bangkok.

É lá que fica a famosa estátua com a cabeça de um Buda envolto entre as raízes de uma árvore. No entanto, o wat ou templo que mais me chamou a atenção foi o Wat Yai Chaya Mongkol, com imagens do Buda em vestes amarelas.

O lugar é belíssimo e é considerado o coração da meditação na Tailândia, onde acontecem frequentes retiros e práticas. Pela tranquilidade e beleza dos seus monumentos e jardins, eu tive vontade de ficar ali por horas, mas é preciso seguir viagem. Ainda há muito para se ver na Tailândia.

5a6470eb63ba3d1736c75148b9ba08d5 s 80 d mm r g

Author: Aline Presa

Jornalista, filmmaker e fotógrafa. Minha paz encontro na natureza, minha paixão em viagens, culturas e lugares e minha inspiração nas histórias das pessoas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *